Holding Rural
Holding Rural

Holding Rural

Todos sabemos que o setor do agronegócio é um dos mais importantes da economia brasileira e envolve uma cadeia de atividades além da própria agricultura, como adubos, fertilizantes, maquinários, transporte.

Empresários do ramo, sabem que não é fácil se manter no mercado, muitos leigos acham que é uma atividade simples, mas a verdade é que para se dar bem nesse ramo tem que se estudar muito, aprender as técnicas de como ganhar eficiência na produção, além de investir muito em tecnologia.

Nossos produtos possuem reconhecimento mundial, por isso, somos considerados grandes exportadores, principalmente de café, açúcar, carne, entre outros.

Já imaginou o quanto é complexo a sucessão familiar de agronegócios? Muitas vezes o esforço de uma vida dos patriarcas se acaba por conflitos entre os herdeiros, que não conseguem fazer a gerência do negócio, desinteresse de alguns, alto custo de ITCD, custas processuais, advogados, além de demorar muito tempo o inventário, paralisando toda produção.

Seria perfeito se houvesse um planejamento onde já deixasse claro como seria a sucessão, não é mesmo? A U2SA Holding é especialista em planejamento sucessório e consegue ajudar as famílias a se organizarem para preservarem o patrimônio e aumentar a riqueza da família.

Os patriarcas devem pensar em quem será o sucessor dos negócios em vida, para que possa envolve-lo no negócio, passe a vivenciar e entender a trajetória dos negócios e manter reuniões formais com os demais herdeiros para que tenham clareza de como a transição de legado irá acontecer e que o escolhido para comandar os negócios seja aceito pelos demais.

A estruturação de uma holding rural é muito comum deixarmos o patrimônio na holding, ou seja, as terras são transferidas para a holding patrimonial e é feito contrato de arrendamento com pessoa física para exercer a atividade rural, esse planejamento permite continuar aproveitando os benefícios tributários que a atividade rural tem na pessoa física e proteger o patrimônio. Também existem na legislação outras formas além do arrendamento como o contrato de Parceria Rural, previsto no Estatuto da Terra e Integração, previsto na Lei 13.288/16.

A Lei do Agro 13.986/2020 trouxe diversas inovações às leis aplicáveis ao financiamento do agronegócio, ter uma holding para proteger o patrimônio da família, organizar e facilitar a sucessão, não fará com que perca os benefícios de financiamento.

Ter um planejamento realizado por um contador especialista permitirá que se aproveite o máximo dos benefícios da holding sem perder os benefícios de tributação para pessoa física.

A reforma tributária sem dúvida irá impactar muito o imposto da sucessão familiar, há muita força para que se aumente o ITCD para que se aproxime ao percentual de alguns países como o Estados Unidos que chega a 20%, por isso é muito importante fazer esse planejamento o mais rápido possível.

Quer saber quanto custa ter uma holding? Entre em contato conosco, agende uma reunião virtual gratuita e tire suas dúvidas.