O que é Holding Familiar?
O que é holding familiar?

O que é Holding Familiar?

Antes de explicar o que é Holding Familiar também conhecida como Holding Patrimonial, devemos entender que Planejamento Sucessório é cuidar da distribuição dos bens antes de morrer, apesar de ser um assunto desagradável, pois ninguém quer morrer, mas, considerando que é um fato certo e que geralmente herança é motivo de brigas familiares, que acabam destruindo a família por processos litigiosos, é muito importante cuidar disto em vida.

Existem diversas formas de fazer planejamento sucessório, sendo as mais comuns fazer doação com usufruto em vida ou testamento, mas será que estes são as melhores ferramentas?

Quando se fala em doação, não temos liberdade para doar da forma que bem entendermos não, tem que respeitar os herdeiros legítimos, tendo a cota livre e a parte legítima, 50% dos seus bens você pode doar para quem quiser, os outros 50% tem que ir para descendentes ou ascendentes, além de considerar, que se casado, tem um meeiro, tendo que respeitar regras.
Também tem um custo alto com ITCD e cartório, enfim, acredito que não ser a melhor forma, mas se optarem por este modelo só recomendo que façam com usufruto vitalício.

Não tenham o pensamento que “ahh quando eu morrer os herdeiros é que se virem” este é o pior pensamento que você pode ter, é seu patrimônio, você teve muito trabalho para tê-lo e não pode achar que não é responsabilidade sua planejar a sucessão dos bens.

Testamento também é um instrumento de planejamento sucessório, que pode ser particular feito com advogado, o público feito no cartório, testamento cerrado que é feito de forma sigilosa e somente após a morte que fica sabendo, porém, a regra da doação é a mesma para o testamento, assim como os custos.

A melhor forma de se fazer planejamento sucessório e que já é usada há anos pelas famílias mais ricas do Brasil e que a U2SA quer divulgar e massificar a utilização desta ferramenta que é totalmente legal, é constituir uma Holding Patrimonial.

A expressão holding significa segurar, controlar, guardar. Holding patrimonial é um modelo de sociedade que tem por objetivo a administração dos bens, sendo usada como Planejamento Tributário e Planejamento Sucessório.

A holding terá um CNPJ e Estatuto que definirá todas as regras referentes a administração dos bens, os bens serão transferidos da pessoa física para pessoa jurídica, você continua sendo dono da mesma forma, pois as ações da empresa serão suas.

Como qualquer sociedade, deve-se definir a qual CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) se vincular. Geralmente são escolhidas:

i.6822-6 Gestão e Administração da Propriedade Imobiliária;ii.6462-0 Holdings de instituições Não-Financeiras;

iii.6810-2 Atividades Imobiliárias de Imóveis Próprios.

Não temos dúvidas sobre as vantagens da Holding Patrimonial e queremos muito compartilhar estas informações com você. Quer agendar uma consultoria? Entre em contato conosco:

Deixe uma resposta