Possui imóvel quitado? Conheça a estratégia de Holding patrimonial
Vantagens Holding Familiar

Possui imóvel quitado? Conheça a estratégia de Holding patrimonial

Conseguir comprar um imóvel à vista ou mesmo pagar as suas parcelas ao longo de muitos anos não é uma tarefa nada fácil para um grande número de pessoas. Por isso, esse bem, assim como os demais obtidos durante toda uma vida, devem estar bem protegidos, a U2SA – Holding Familiar irá lhe ajudar.

Dessa maneira, todo o trabalho necessário para construir o seu patrimônio não terá sido em vão. Para tanto, existe diferentes maneiras de garantir a segurança jurídica dos seus bens, como é o caso da holding familiar também conhecida como holding patrimonial.

Se você tem interesse no assunto e possui imóvel quitado, continue com a leitura deste artigo e conheça a estratégia de holding patrimonial para proteger os seus bens e o da sua família.

  • Como funciona a holding patrimonial
  • Porque investir nessa estratégia

Como funciona a holding patrimonial

Uma holding patrimonial, basicamente, consiste em uma empresa que se cria para controlar e gerir os seus bens e o da sua família. Por isso, também pode ser chamada de holding familiar e, ao instituí-la, o seu patrimônio é transferido para ela. Não é complicado fazer esse processo.

Também é necessário fazer o contrato societário, para definir os percentuais de participação de cada membro da família, como esposa e filhos, podendo haver outros entes queridos que se queira agregar. No longo prazo, essa estratégica é muito indicada para realizar o planejamento sucessório. O melhor é que tudo é feito por nossa equipe, entregue a você de forma bem simplificada.

Ou seja, para determinar com quais bens ou parte deles cada um dos membros da família, agora, os sócios da holding vão ficar. Como isso é definido enquanto o possuidor dos bens está vivo, não é preciso fazer inventário depois do seu falecimento.

Desse modo, a holding familiar também serve para evitar uma série de conflitos possíveis no futuro. Além disso, é possível incluir no contrato uma série de outras cláusulas, para que o patrimônio se mantenha na família, sem ser dissolvido por meio de terceiros.

E mais, ao evitar o processo de inventário, obrigatório após o falecimento de quem possui bens para que haja a partilha entre os seus herdeiros, que demanda muito tempo e dinheiro, essa estratégia gera economia e tranquilidade.

No entanto, não é necessário ter um imenso patrimônio para criar uma holding, já sendo vantajosa para pessoas que tenham ao menos um imóvel quitado. Da mesma forma, com um patrimônio a partir de R$ 500 mil já pode ser muito benéfico, independente da sua idade.

Porque investir nessa estratégia

A criação de uma holding não oferece apenas vantagens futuras, embora sejam importantes, já que o melhor é sempre planejar para evitar problemas depois. Mas sim, benefícios imediatos, uma vez que se trata de uma estratégia pode contribuir com a redução de dinheiro que você gasta hoje com impostos.

Afinal, se você aluga um ou um mais imóveis, com uma holding, não é preciso pagar tanto imposto de renda como pessoa física sobre os aluguéis, sendo que, quando isso ocorre, o percentual gira em torno de 27,5%. Mas como pessoa jurídica cai para 15% ou até menos, conforme a situação.

De modo semelhante, pode ser vantajoso para quem pretende vender o imóvel, pois, se registrado como pessoa jurídica, a tributação é de 7,0%, em média, sobre o valor total da venda. Por outro lado, para pessoa física, o imposto pago é de aproximadamente 15% sobre o ganho de capital.

Ou seja, a diferença entre o custo de aquisição e o valor da venda. Além disso, pode ser necessário pagar o ITBI – Imposto sobre a transmissão de bens imóveis.

E mais, à holding podem ser incluídos outros bens. Exemplos são automóveis, joias, valores em dinheiro, embarcações, obras de arte, ações, propriedade intelectual, etc. Isso quer dizer que o seu patrimônio pode ser maior do que imagina e contar com mais vantagens em criar uma holding.

No entanto, a melhor forma de saber se para o seu caso especifico vale a pena essa estratégia é conversar com profissionais especialista no assunto.

Nossa equipe de contadores e advogados possuem conhecimento em holding patrimonial para avaliarem se você se encaixa no perfil de quem encontra muitas vantagens com essa decisão. Assim, além de já pensar no planejamento sucessório, pode fazer o seu patrimônio aumentar e ter menos despesas. Acesse nosso site e se informe mais sobre o tema, se precisar, agende uma reunião online gratuita.