Reduza custos de inventário com Holding Familiar
Reduza custos de inventario

Reduza custos de inventário com Holding Familiar

Já imaginou como vai ser a divisão dos seus bens quando você falecer? Se seus pais estão vivos, com certeza já pensou na herança, não é mesmo?

O maior problema é que provavelmente você pensou na forma mais comuns de dividir os bens de uma pessoa que falece, que é o inventário. Em geral, processo de inventário é bem custoso para os herdeiros, além de ser bastante dispendioso emocionalmente. Acredito que você conheça alguém que já teve um grande desgaste emocional com processo de inventário e por isso, a missão da U2SA Holding é ajudar a evitar estes transtornos.

Existem maneiras de não ter que fazer o inventário, como a criação de uma holding patrimonial familiar, ainda em vida. Com isso, o processo sucessório de torna mais simples e tranquilo. Ficou interessado no assunto e quer saber mais?

Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, aprenda como é possível reduzir custos de inventário com holding patrimonial.

  • Holding patrimonial e planejamento sucessório
  • Holding patrimonial e custos de inventário

Holding patrimonial e planejamento sucessório

Ao invés de não fazer nada e deixar a transmissão dos seus bens para que os próprios herdeiros resolvam após o seu falecimento, quem possui um patrimônio pode realizar em vida o planejamento sucessório. Basicamente, consiste em definir quem vai ficar com o que e mesmo que você tenha apenas 1 imóvel, se ele tiver valor acima de R$ 500.000,00 vale muito a pena conhecer as vantagens da Holding Familiar.

Tenha sua holding patrimonial e quando falecer, seus não haverá dúvidas em relação à transmissão dos bens, tampouco nenhum beneficiário é prejudicado. Além disso, o planejamento sucessório permite que seu patrimônio seja perpetuado, reduz possíveis conflitos familiares e é feita a sua vontade.

E claro, a U2SA Holding quer que você reduza significativamente os custos que envolvem o inventário. Seus bens são transferidos para a sua holding patrimonial, ou seja, você passa a ter uma empresa só para você administrar seus bens. Assim, o capital social da empresa se torna os bens em questão.

Os herdeiros podem ser acionistas dessa empresa por meio de ações, em outras palavras, a sua parte da herança, definida pelo possuidor do patrimônio ainda em vida. Você evitará que seus bens sejam transmitidos a terceiros que não façam parte do grupo de pessoas que você não deseja.

Holding patrimonial e custos de inventário

Embora a criação de uma holding patrimonial ofereça muitas vantagens, a redução dos custos de inventário se destaca. Isso porque, com o inventário, costuma-se ter os seguintes gastos:

  • ITCMD – Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doações de Quaisquer Bens ou Direitos;
  • Custas judiciais;
  • Honorários com advogados;
  • Custas de escritura ou registro do imóvel.

Por outro lado, com a holding, os custos que envolvem a sucessão do patrimônio são muito menores, até porque os bens do possuidor falecido não vão para o inventário, pois já foram transferidos em ações da holding. É importante lembrar, que os patriarcas, os donos do patrimônio, até o último dia de vida terão total poder sobre seus bens.

Quanto às custas judiciárias, como os honorários dos advogados, não haverá, desde que a sucessão seja feita de maneira antecipada, o que é comum quando se cria uma holding. Além disso, o processo é via instituição da pessoa jurídica, assim não é preciso fazer o ajuizamento de inventário judicial.

E mais, o processo de inventário pode durar até 10 anos, de acordo com a situação, embora a sua média seja de cinco anos. Já para a criação de holding, além de todos os benefícios em relação à redução com custos de inventário, a demora é muito menor, são apenas 20 dias após o falecimento dos patriarcas.

Na internet será possível encontrar inúmeras informações sobre Holding e tenho certeza que estará convencido das vantagens, mas é importante para que tudo dê certo, a contratação de profissionais especializados, tanto advogado quanto contador. Conte com a equipe da U2SA Holding para te ajudar a cuidar do seu patrimônio.

Agende uma reunião online gratuita, clique aqui.